8 de agosto de 2011

Será mera coincidência?

2 comentários:

Troca e Tintas disse...

Diz a notícia da Blitz que:

"Francescatti processou Gaga, reclamando "reconhecimento financeiro" pela alegada influência da sua canção "Juda", de 1999, no mais recente êxito de Lady Gaga.

De acordo com a intérprete de Chicago, que assina Rebecca F, as semelhanças não podem ser mera coincidência, já que o baixista que gravou "Juda" consigo há doze anos, Bryan Gaynor, terá sido contratado para compôr canções para Born This Way , o segundo álbum de Lady Gaga, editado há poucos meses.

O advogado de Francescatti defende que "apesar de as canções terem estilos diferentes, a composição é a mesma e o refrão tem a mesma melodia. Rebecca quer reconhecimento por aquilo que criou". "

....

Como acham que irá acabar a história?

AD disse...

Hoje à tarde estive a ler esta notícia e fiquei curiosa... Agora que ouvi as duas versões, de facto, há uma clara semelhança.

O ser considerado plágio deixa-me algumas dúvidas... "Born this way" é Madonna pura e esta não veio reclamar, pelo contrário, elogiou a música...

Na minha opinião, é sempre complicado criar algo totalmente original porque a música é uma constante do dia-a-dia, retêm-se melodias e letras que mais tarde se podem "copiar" de forma inconsciente.

A Rebecca não deverá alcançar grande reconhecimento, poderá receber uma compensação financeira, mas o "Judas" será visto como uma música da Lady Gaga e o resto esquecido.