7 de maio de 2009

"Rei dos campeões"


"Nas últimas duas décadas, o F.C. Porto está no trono, entre os clubes dos 12 campeonatos com melhor ranking da UEFA. Os dragões venceram 13 títulos e estão a caminho do 14.º, o que permite manter a senda vitoriosa.

Mais nenhum clube festejou tanto!


O F. C. Porto é o rei da Europa, em matéria de títulos nacionais conquistados nas últimas 20 épocas. Com 13 campeonatos alcançados em Portugal, ou seja, sozinhos venceram mais vezes do que toda a concorrência interna junta, os dragões têm também o melhor registo europeu, estatuto que se preparam para prolongar em breve, com o mais do que provável carimbo no tetracampeonato.

À conhecida hegemonia interna, o F. C. Porto consegue aliar uma saborosa liderança, em termos de vitórias em campeonatos nacionais, nas últimas duas décadas, no panorama europeu. Se se juntar os dados referentes às 12 Ligas com melhor ranking da UEFA, os portistas, com os seus 13 títulos em 20 possíveis, lideram a tabela, seguidos do Dínamo de Kiev, com 12. Aliás, os ucranianos, nos últimos 20 anos, ainda festejaram mais um título (1989/90), mas esse foi averbado numa fase em que o país estava integrado na ex-União Soviética.

O último lugar do pódio é repartido por Bayern Munique, da Alemanha, PSV Eindhoven, da Holanda e Olympiacos, da Grécia, todos com 11 títulos. Curiosamente, os gregos, que aliás já asseguraram mais um campeonato nacional, alcançaram 11 troféus nas últimas 12 épocas, tendo interrompido o ciclo apenas em 2003/ /04.

Com três títulos consecutivos, a que se prepara para juntar um quarto, o F. C. Porto venceu 65% dos últimos campeonatos portugueses, com destaque para o inédito penta, entre 1994/95 e 1998/99. O clube azul e branco nunca esteve mais de três anos sem vencer, o que aconteceu entre as épocas 1999/00 e 2001/02 e confirmou o seu domínio nacional, com cinco vitórias nos últimos seis anos, com o pormenor de já ter mais um êxito à vista.

No nosso país, os portistas têm a larga distância o segundo clube com mais títulos, concretamente o Benfica (quatro), seguido pelo Sporting (dois) e Boavista (um). Um panorama completamente diferente do que se passa, por exemplo, na vizinha Espanha, em que Real Madrid e Barcelona somaram cada qual oito títulos, deixando para a concorrência apenas quatro troféus, designadamente Valência (dois), Deportivo da Corunha e Atlético de Madrid (um).

Apesar de, entre os principais campeonatos, o F. C. Porto ter sido o mais titulado, há um clube, fora do ranking principal, que venceu mais vezes. Trata-se do Rosenborg, da Noruega, com 15 títulos, 13 dos quais consecutivos. E o Glasgow Rangers, na Escócia, também venceu, tal como os dragões, 13 títulos nos últimos 20 anos.

Dragões mais perto de igualar o número de troféus do Benfica

O F. C. Porto está apenas a seis troféus oficiais de igualar o Benfica, que é o clube português com mais vitórias. Os dragões contabilizam 56 êxitos, contra 62 das águias, mas podem, ainda esta época, atingir os 58. A vitória na Liga está a um pequeno passo de ser confirmada e a presença na final da Taça de Portugal, com o Paços de Ferreira, permite-lhe sonhar com a "dobradinha". A verdade é que, esta época, a diferença entre os dois velhos rivais até já foi menor, dado que os portistas ainda não ganharam nada e os benfiquistas ergueram a segunda edição da Taça da Liga. Mas a aproximação dos dois emblemas parece um fenómeno irreversível, dado o número de vitórias que os dragões têm ultimamente alcançado, em comparação com o clube lisboeta. Se, por hipótese, o F. C. Porto vencesse as duas provas que restam desta época, mais as cinco que disputará no próximo ano (Liga dos Campeões incluída), isso já bastaria para igualar os encarnados. Mas esse é um cenário muito optimista para as cores azuis e brancas que, no entanto, podem atingir esse patamar, eventualmente dentro de duas épocas. Refira-se ainda que o Sporting, que é o terceiro clube português com mais troféus, está a alguma distância dos restantes grandes. O clube de Alvalade contabiliza 41 êxitos oficiais, um dos quais foi averbado no início desta época, a Supertaça Cândido de Oliveira."
in
JN

2 comentários:

AD disse...

E no sábado à noite, mesmo sem jogar o FCP, podes festejar mais um...

Desculpa lá, mas já agora aguarda por domingo :D :D

Anónimo disse...

bom dia!
bem, enquanto andas na "mourilândia" com as padeiras. eu festejo por ti. :D
puooooorrrrrrrrrrrrto! :D
bom fim de semana para as duas meninas.
beijocas